Siga-nos:

Buscar
Vaga:

Blog

RH

O que é CHA em recursos humanos?

Postado em: 16/06/2014
Compartilhar
0

Muitos profissionais de recursos humanos com certeza já ouviram falar muito de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA), mas para aqueles que ainda não ouviram e para aqueles que ouviram e não sabem ou não lembram o que significa, explicaremos de forma bem didática o que significa CHA e como ele pode ser usado em recursos humanos.

Conhecimento - É aquilo que o profissional sabe teoricamente é o saber teórico que está guardado dentro da mente de cada um e que as organizações fazem de tudo para que esse conhecimento seja disseminado democraticamente para todos os demais dentro da organização, para que esse conhecimento se torne seu patrimônio, deixando assim a organização mais competitiva em relação a concorrência e até evitando custos em futuros programas de treinamento.

Habilidade - É o saber fazer na prática, não adianta ter uma boa base teórica é preciso também saber executar o que foi planejado e muitos profissionais tem uma excelente base teórica, mas na hora da execução do planejamento deixam muito a desejar, portanto, o ideal é que além de se ter uma boa base teórica é preciso também ser um bom executor.

Atitude - Está ligada ao fato de querer fazer, pede que o profissional não tenha medo da mudança, da inovação, da quebra de paradigmas. Quem tem atitude, não pode ter medo de mexer naquilo que está dando certo, pelo contrário, quem tem atitude preza sempre pela constante melhoria e não quer mexer apenas naquilo que está dando errado, quem tem atitude não gosta ficar muito tempo acomodado em sua zona de conforto.

O CHA pode perfeitamente ser usado em processos seletivos dentro das organizações, o profissional de recursos humanos no momento em que estiver entrevistando ou realizando dinâmicas de grupo com candidatos a uma vaga de emprego, pode querer focar no Conhecimento, Habilidade ou a Atitude dos profissionais em questão, vai depender do perfil profissional que a organização esteja exigindo no momento.

O CHA também pode ser usado como uma ferramenta de auxílio dentro das organizações, na implantação da gestão por competência.

 

Cabe ao profissional de recursos humanos saber quando e como utilizar da melhor forma possível o CHA.



0 Comentários

  • Seja o promeiro a comentar!